Seguir em frente depois de uma demissão pode não ser fácil. Especialmente se ela ocorreu de forma inesperada, se você gostava muito do emprego que tinha, se estava na empresa havia anos e, o que também é complicado, você estiver financeiramente desorganizado para ter calma, respirar fundo e buscar um novo posto de trabalho.
Para o mercado em geral, no entanto, ninguém passa a ser mal visto só porque foi demitido. Como diz Hugo Capobianco, diretor da Mariaca Career Star Group, atualmente a demissão é um processo comum, em função das grandes mudanças organizacionais.
Como enfrentar uma demissão e recolocar a carreira nos trilhos
1 – Tenha o controle sobre a sua carreira. É importante que você não deixe as rédeas da sua vida profissional nas mãos da empresa. Entenda que o único responsável pelo seu desenvolvimento profissional é você mesmo. Não vale ficar parado esperando que a empresa reconheça o seu valor e que aquela promoção caia do céu.
2 – Tente identificar pontos de desenvolvimento de suas competências. Por exemplo, se você sabe que tem um gap em idiomas, prepare-se para estudar. É preciso conhecer as exigências do mercado para a nova posição que você quer conquistar e se preparar para elas.
3 – Estruture um plano de ação para buscar seus novos objetivos. Defina primeiramente onde você quer chegar. Você pretende empreender um negócio próprio ou prefere voltar ao mundo corporativo? Depois de encontrar as respostas, planeje os passos que deve dar para chegar lá.
4 – Separe uma parte do seu dia para implementar esse planejamento em busca dos seus novos desafios. Uma dica importante é usar esse tempo para identificar as empresas alvo e também os segmentos do seu interesse.
5 – Atualizar o currículo é indispensável sempre e especialmente nesta fase. Portanto, não perca tempo e relate seus principais resultados.
6 – Para ativar sua rede de contatos, também e importante participar de eventos do setor em que deseja estar inserido. Nos eventos, claro, é importante estabelecer novos contatos que poderão ajudar neste momento.
7 – Também não basta estabelecer novos contatos. É preciso transformá-los em uma rede de relacionamentos e criar de fato um networking que deverá ser atualizado e mantido constantemente.
Vagas.com